Aliando tecnologia à capacidade de valorizar a cultura local por meio da comunicação

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O Projeto da Rede de Blogs esteve representado na Feira Regional de Ciências da CREDE 18 no dia 12 de novembro de 2010



Título: UTILIZANDO A BLOGOSFERA NA CRIAÇÃO DA REDE DE BLOGS DE NOVA OLINDA – CE: UMA FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO E INTERAÇÃO





Autores





Francisco Aristóteles Alencar Cardoso1


Michele Araújo Leite1


Lucélia Muniz da França2





1 Alunos da E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras


2 Professora da E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras


INTRODUÇÃO:


O blog atual é uma evolução dos diários online, onde pessoas mantinham informações constantes sobre suas vidas pessoais. Estes primeiros blogs eram simplesmente componentes de sites, atualizados manualmente no próprio código da página. A evolução das ferramentas que facilitavam a produção e manutenção de artigos postados em ordem cronológica facilitou o processo de publicação, ajudando em muito na popularização do formato. Isso levou ao aperfeiçoamento de ferramentas e hospedagem própria para blogs. A blogosfera, termo que representa o mundo dos blogs, ou os blogs como uma comunidade ou rede social, cresceu em ritmo espantoso.





METODOLOGIA:


A Equipe do Projeto que originou a Rede de Blogs de Nova Olinda Ceará é composta por 10 Alunos da E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras que participaram de uma Oficina de Criação de Blog ministrada pela Professora Lucélia Muniz da França, orientadora do Projeto. No espaço do Blog é divulgado Eventos Locais, a Personalidade do Mês e, os Blogs Associados. As entrevistas, cadastros dos Blogs Locais, fotos e matérias são feitas pelos alunos em atividades agendadas como Aula de Campo. As postagens e as atualizações do Blog são feitas no próprio Laboratório de Informática da Escola.





RESULTADOS:


O Projeto foi viabilizado por uma Oficina de Criação de Blogs. De acordo com levantamento feito no dia 22 de outubro de 2010, além do Projeto já ter sido constituído através da criação da Rede de Blogs de Nova Olinda-CE pelo endereço: http://www.rededeblogsno.blogspot.com/, temos as seguintes atividades executadas: 43 seguidores; criação do selo que representa a Rede; 1057 acessos a página desde setembro de 2010; divulgação de 06 eventos e entrevista com 02 personalidades locais, cadastro de 32 Blogs Associados à Rede e articulação de parcerias.





CONSIDERAÇÕES FINAIS:


O Projeto intitulado - Utilizando a blogosfera na criação da Rede de Blogs de Nova Olinda – CE: uma ferramenta de divulgação e interação é um espaço onde se possam condensar os Blogs criados por pessoas que residem em Nova Olinda-CE e que tenham conteúdo educativo e relevante no tocante à cultura local. Um espaço onde as pessoas possam compartilhar opiniões e que seja um apoio para pesquisas.





Palavras-chave: Blog – Blogosfera – Nova Olinda – Rede.




2 comentários:

  1. Acho interessante que haja grupos interessados nesse assunto. Gostaria de me familiarizar com essa questão se houvesse tempo e oportunidade. Espero que retornem, pois o que tenho a informar sobre profissionalização é interessante. Assunto: COMO FUNCIONA A EDIÇÃO DE LIVROS.

    ResponderExcluir
  2. Como podemos ser útil??? Estamos realmente querendo trocar experiências que tornem esse Projeto mais interessante!!! Grande Abraço!!!

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!!!

 
Copyright © 2013 Rede de Blogs - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
Design by FBTemplates | BTT