Aliando tecnologia à capacidade de valorizar a cultura local por meio da comunicação

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

O Perfil dos Blogs do TOP BLOG da REDE 2013 por Fabrício Alves

Bom aqui está um pequeno resumo de cada Blog que está concorrendo ao Prêmio Top Blog da Rede 2013.
Nick’s Blog: Nick Clons
É um blog muito interessante, especialmente para meninas adolescentes que gostam de beleza, edições de fotos, tecnologias e várias outras coisas legais. Então visitem este blog porque é um blog muito bom, mas muito bom mesmo.
Livro dos Sonhos: Jenfte Alencar
O nome do blog já diz tudo “Livro dos Sonhos’’. Ele (Jenfte Alencar) passa os dias pensando em aventuras. E todas essas aventuras, que ele vive sonhando é relatado em seu blog, em que ele conta histórias, em que se aprofunda no texto com todos os seu sentimentos e emoções. E, as imagens de cabeçalho do Blog são próprias... é um blog sentimental, em que você faz um grande viagem no texto e flutua nas emoções e sonhos dele.
Click Informática: Gleidson Macedo
Bom é um blog de divulgação da Empresa Click Informática que oferece Cursos Profissionalizantes em Informática. No blog ainda tem dicas de informática e, você se liga nos avanços da tecnologia.  Também é um blog que sempre participa do Prêmio Top Blog Brasil na categoria tecnologia e internet.
EEFM Padre Luís Filgueiras: Wilderson Taveira
O Blog da Padre Luís Filgueiras é um Blog especialmente voltado para os alunos, pais dos alunos e professores da escola. É nele que são postadas as conquistas da escola, os prêmios, fotos e textos das atividades inter-curriculares da escola e ainda o regimento e os deveres e direitos dos alunos da escola.
Secretaria de Educação: André Luiz Leite
O Blog da Secretaria de Educação do nosso município (Nova Olinda – CE) é voltado para a população de Nova Olinda ficar antenada com tudo que acontece com os projetos da nossa cidade ligados a Educação. Neste Blog podemos encontrar as premiações da educação do nosso município, fotos dos encontros pedagógicos e muito mais. 
EEF Avelino Feitosa: Socorro Alencar
Bom gente, o Blog da escola Avelino Feitosa é também voltado para os alunos, pais dos alunos e professores da escola, e nele tem os trabalhos realizados pelos alunos, as atividades inter-curriculares da escola, fotos sobre os projetos como atividades esportivas da escola, etc.
Cantinho da Mulh&r: Jéssica Calisto
O blog da Jéssica é para as mulheres jovens, adultas e adolescentes que gostam de se maquiar e, de sempre ver aquele novo modelo de roupa ou aquele novo sapato que está na moda. E o mais interessante que eu achei no blog é que a modelo das maquiagens é a própria Jéssica.  Então você mulher que gosta de ver as novidades da moda dá uma passadinha lá.
Blog Ranilson Silva: Ranilson Silva
Bom, o blog do Radialista Ranilson Silva, é quase um jornal virtual da nossa cidade com notícias de serviços públicos, acidentes que ocorrem em nossa cidade e de cidades vizinhas. Então é blog muito bom para quem quer ficar informado dos acontecimentos do Cariri e de Nova Olinda.
O Outro lado do ser: Clodovanio Silva
O blog do Professor Clodovanio retrata fatos passados da sua vida e alguns fatos presentes, com sua visão crítica sobre várias coisas como a Educação.
Todo D’elas: Kenia Saraiva
O blog da Kenia como o nome já diz é todo D’elas. É um blog completo para a mulherada que gosta de maquiagem, unhas decoradas, moda, decorações de casa, saúde, beleza, dicas de livros, e ainda a arte do artesanato em biscuit e muito mais. Então é um blog completo e você mulher tudo que precisa encontra lá.
É isso aí...
Votem e participem da seleção do BLOG de OURO, BLOG de PRATA e BLOG de BRONZE da Rede de Blogs de Nova Olinda!     
Entre em nosso Grupo no Facebook e participe votando:
https://www.facebook.com/groups/441152389306889/
E que Vença o Melhor!!!
Antonio Fabrício Alves da Silva

Projeto Rede de Blogs no V Colóquio Abrindo Trilhas para os Saberes

Nos dias 21 e 22 de Novembro o Projeto Rede de Blogs de Nova Olinda –CE foi apresentado no V Colóquio- “Abrindo Trilhas para os Saberes”, que teve sua culminância na cidade do Juazeiro do Norte. 
No dia 21 o nosso Projeto foi apresentado pela Autora: Lucélia Muniz e Co-autora: Alexia França, na área de Organização Curricular, para uma platéia que incluía alunos e professores de outros projetos que também foram selecionados para o Colóquio.
 Ainda no dia 21, o nosso projeto estava sendo divulgado na VI Feira Regional de Ciências e Cultura da 18° CREDE, que foi realizada na cidade do Crato. A nossa mobilização entre os dois Eventos ficou complicada, tivemos que dividir o tempo entre ambos. 
Passado a Feira Regional, no dia 22 assistimos as apresentações dos Projetos selecionados na Área de Humanas, estes como os outros projetos selecionados são atividades voltadas para ações sociais, que contribuem para a comunidade e são realizados de forma contínua, critérios estes que foram usados para a escolha dos Projetos.

Alexia França

VI Feira Regional de Ciências e Cultura da 18ª CREDE

No dia 21 de Novembro de 2013 ocorreu a VI Feira Regional de Ciências e Cultura da 18ª Crede, onde apresentamos na área de Linguagens o projeto da Rede de Blogs de Nova Olinda-CE: uma ferramenta inovadora no processo educacional. 
O evento foi sediado na escola Violeta Arraes, na cidade de Crato. As atividades do dia começaram a partir das 7 horas da manha, onde no início houve o desfile com as bandeiras das escolas participantes, seguido de algumas apresentações culturais. 
O Aluno José Wilson Alves recebeu a premiação por vencer o concurso para escolha da logomarca da Feira Regional que contou com o Tema - O sertanejo e o caminho das águas!  
A visitação aos estandes começou a partir das 10 horas da manhã, onde as pessoas podiam visitar os projetos e os conhecerem melhor. A apresentação do nosso projeto aconteceu de forma agradável, pois foram feitas poucas perguntas, mostrando que a mesma tinha sido completa. Por volta das 11 horas os jurados visitaram o nosso estande e nos analisaram, sendo que nosso tempo limite era de 10 minutos para apresentar todo o projeto.
Ao meio dia foi servido o almoço onde ao seu término todos voltaram para o ginásio, local onde ocorreu o evento. A visitação aos projetos estava novamente liberada, encerrando-se por volta das 4 horas da tarde. O projeto da Rede de Blogs de Nova Olinda-CE ficou na 5ª colocação dos 15 projetos apresentados.
Cumprimos a nossa missão de divulgar as atividades referentes ao Projeto em espaços educativos.
Nosso verdadeiro alvo era divulgar nosso projeto independente de uma colocação.  
Rogerio Bernardo Xandú

Mostra de Ciências, Cultura e Arte da EEFM PADRE LUÍS FILGUEIRAS: Construindo o conhecimento

Essa mostra é a culminância dos projetos e ações desenvolvidas na escola ao longo do ano. Sua importância se dá pelo fato de que há uma parceria entre alunos e professores, onde os alunos são protagonistas e apresentam seus respectivos projetos.
É um momento em que a comunidade em geral tem a oportunidade de visitar a escola e ver os projetos em prática, abrangendo assim, os seus conhecimentos.
A mostra acontecerá no dia 29 de Novembro de 2013, sendo aberta para visita em todos os horários.
Várias atividades serão realizadas nesse dia, dentre elas a escolha do garoto e da garota estudantil, a entrega dos DVDs às Personalidades do Mês entrevistadas pelos alunos participantes do projeto Rede de Blogs. Ainda teremos atividades relacionadas à disciplina de Educação Física com os Professores Romero e Joana. Acontecerá também a apresentação das danças elaboradas pelos alunos de acordo com o tema estudado na disciplina de Artes, com o Professor Paulo Leite.  E, a Contação de Histórias que é um projeto da Professora de Língua Portuguesa,  Ana Maria.
Agora iremos falar resumidamente de alguns dos projetos que serão apresentados na mostra da escola Padre Luís Filgueiras.
           
O impacto das drogas na vida dos jovens
Professoras Responsáveis: Vilmária e Ana Luísa
O projeto foi desenvolvido com os alunos dos primeiros anos, buscando informá-los sobre os malefícios causados pelas drogas seja fisicamente, mentalmente ou socialmente. Foram desenvolvidas várias atividades tais como: palestras, trabalhos de pesquisa, debates, dinâmicas e apresentações utilizando recursos de mídias, além de uma demonstração artística.

A preservação e a valorização do patrimônio fossilífero da Bacia do Araripe
Professores Responsáveis: Elisangela Oliveira, Edilson Brito e Meriane.
 Esse projeto surgiu da necessidade de conscientizar a população local da importância do nosso patrimônio fossilífero. Desde a pós-graduação da Professora de Geografia, Elisangela Oliveira, em Paleontologia e Geologia Histórica, tem despertado nela o interesse pelos fósseis da Bacia do Araripe, que apresentam grande valor científico. Se permanecerem aqui, os mesmos podem contribuir para o desenvolvimento econômico da Região do Cariri. O projeto conta com a participação dos alunos do 2º ano “A” especialmente do aluno Natanael Alex que coletou uma grande diversidade de fósseis em especial Biválvios (conchas) que também serviram para trabalhos que serão apresentados na Paleo NE 2013 que acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de Dezembro de 2013 em Fortaleza.

Os impactos ambientais mais presentes no município de Nova Olinda
Professor Responsável: Clodovanio Silva
Projeto criado pelo Professor Clodovanio, juntamente com os alunos do 3º ano “A”. Inspirados por um tema retratado na aula de Biologia, onde os mesmos produziram vídeos onde usavam como cenário: Nova Olinda e tendo como foco os problemas ambientais em nossa cidade. Problemas, tais como: poluição da água, sonora, atmosférica e visual. Cada aluno ficou responsável por um tipo de poluição, mostrando os principais poluentes, as suas causas e consequências.
                                   
Batuque Musical
Professores Responsáveis: Marcos Ferreira e Leonardo Feitosa.
 É um projeto de divulgação e formação musical, criado pelos Professores Marcos Ferreira e Leonardo. Através desta proposta de entretenimento esperam despertar o interesse não só dos alunos, mas como de toda população. Tendo em vista que nós somos seres musicais.  Através de pequenas apresentações, os visitantes da Mostra terão acesso aos instrumentos para tocá-los. Tendo como objetivo principal a estimulação das aulas de música na escola, sendo que, a mesma tem um fim pedagógico.

Memórias da História local
Professor Responsável: Moacir Junior
O objetivo central do Projeto é prestigiar a imagem da velhice a partir da oralidade dos idosos ao passo que tem como metodologia a história oral, uma vez que nos possibilita a construção de uma representação da história local. Esse tema surgiu através da Monografia da Especialização do Professor Moacir e também de uma discussão sobre qual seria o tema do projeto com as alunas do 3º ano. O objetivo do projeto é passar a importância do idoso enquanto agente primordial na construção da representação da história local.

Rede de Blogs
Professora Responsável: Lucélia Muniz e Hericka Santos.
O objetivo principal do projeto Rede de Blogs é divulgar a cultura local utilizando-se das TICs - Tecnologia da Informação e Comunicação no contexto da blogosfera. Na mostra deste ano da escola, o projeto terá uma sala onde divulgaremos os vídeos das personalidades entrevistadas ao longo do período de Outubro/2012 a Outubro/2013, sendo no total 14 personalidades. Na Noite Cultural será entregue a cada personalidade entrevistada um DVD personalizado com sua entrevista. E também será entregue o Prêmio TOP BLOG da REDE 2013 denominado de Blog de Ouro, Blog de Prata e Blog de Bronze aos vencedores da votação realizada no Grupo do Facebook  da Rede Blogs.

Dengue
Professores Responsáveis: Lilian Santana, Roberto Wander e Elenilda.
Este projeto surgiu devido à região ter altos índices de pessoas com a doença, principalmente no inverno, e também da carência que a população tem de se conscientizar sobre os perigos da dengue. O projeto em questão contou com a ajuda dos alunos de 1º, 2º e 3º ano. Dentre as atividades realizadas podemos destacar: pesquisas de aprofundamento sobre o tema, levantamento dos índices da doença em nosso município juntamente com a defesa civil, a instalação de armadilhas para detectar a presença ou não do mosquito transmissor, levantamento da média de incidência da dengue, elaborando assim gráficos e tabelas informativas.
A culminância do projeto será na Mostra da escola. Será um meio de informar os resultados do projeto e sensibilizar a comunidade escolar sobre os perigos e a prevenção contra a dengue.

Este foi uma pequena previa sobre o que teremos na mostra 2013 da EEFM Padre Luís Filgueiras. Contamos com sua visita e o seu apoio nesta sexta-feira, dia 29 de Novembro. Venha prestigiar a nossa escola neste dia tão importante para a comunidade escolar.


Matéria redigida pelas alunas do 2º ano “A” participantes do projeto Rede de Blogs de Nova Olinda. 
Aline Alves Costa e Silva 
Ana Geórgia Elias Cordeiro

domingo, 24 de novembro de 2013

Minha Alma

Personalidade do Mês de Outubro de 2013 - Alunos da EJA da EEFM Padre Luís Filgueiras

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Resultado da seleção dos trabalhos para o V Colóquio "Abrindo Trilhas para os Saberes" - Edição de Juazeiro do Norte

O evento ocorrerá nos dias 21 e 22 de novembro no Hotel Verdes Vales em Juazeiro do Norte.

CREDE PARTICIPANTES DESTA EDIÇÃO - JUAZEIRO DO NORTE:
Crede 11- Jaguaribe;
Crede 14 -Senador Pompeu;
Crede 16 – Iguatu;
Crede 17 – Icó;
Crede 18 – Crato;
Crede 19 – Juazeiro do Norte;
Crede 20 – Brejo Santo;

TRABALHOS E AUTORES - JUAZEIRO DO NORTE
ÁREA AUTORES TÍTULO DO TRABALHO

CIÊNCIAS DA NATUREZA
T1 ANTONIA LIMA LOPES Influência da má postura corporal na aprendizagem.
T2 ANTONIO HIGOR MARTINS RODRIGUES Máquina de solda cearense: um desafio que deu certo.
T3 BELARMINO FERREIRA DE ALBUQUERQUE Revitalização de uma horta orgânica na E.E.F.M. Presidente Vargas Crato-CE como instrumento de educação ambiental.
T4 FELIPE HERBERT DE OLIVEIRA CLEMENTINO Profetas do sertão: do senso comum ao conhecimento científico.
T5 FRANCISCO ARIEL ALVES DE LIMA Robótica livre uma proposta educacional.
T6 FRANCISCO LUIS FERNANDES DE QUEIROZ CARNEIRO
Análise Físico-Química dos extratos de folhas da Cajarana (spondias sp.) e Seriguela (spondias purperea) como biocontrolador doméstico.
T7 GISELI ALVES Estudo ambiental da caatinga com base na dieta da Athene cunicularia (Coruja buraqueira).
T8 ISADORA MARIA BATISTA LEANDRO Uma “explosão” de conhecimentos: as práticas cientificas na área das ciências naturais
T9 JOSE DE RIBAMAR BRINGEL FILHO Meio ambiente: reflexão sobre aspectos sustentáveis do desenvolvimento em Juazeiro do Norte e sua relação com as crenças religiosas.
T10 JOSE VANUCCI BATISTA COSTA Verdades e mitos, o uso de ditados populares como instrumento pedagógico no processo de ensino aprendizagem de física e química.
T11 LEONARDO SILVA PEREIRA Reciclagem mecânica: criatividade e inovação no reinventar.
T12 MARIA ALCIENE SARAIVA DE SOUZA Educação ambiental e reflorestamento na E.E.E.P. Aderson Borges de Carvalho na cidade de Juazeiro do Norte- CE.
T13 MARIA ISADORA RODRIGUES DA SILVA A incidência de parasitoses intestinais como fator de risco para o baixo rendimento escolar.

CIÊNCIAS HUMANAS
T14 ANTONIO MARCOS RAMOS DE OLIVEIRA Projeto Cariri: novos olhares,
saberes e significados.
T15 CIBELE NUNES RODRIGUES Relatando práticas e experiências pedagógicas no ensino de sociologia.
T16 EMERSON TELES VIANA Processo de valorização da memória afrodescendente em prol da igualdade étnica na Escola Antônio Rodrigues de Oliveira.
T17 MARIA EDNA DA SILVA Bullying não! vamos educar para a paz.
T18 MARIA VERLENE ALVES SARAIVA Prodec - projeto de desenvolvimento cultural.
T19 MICHAEL MEDEIROS MARQUES Racismo, preconceito, discriminação: articulações de estudos étnicos-raciais nas escolas.
T20 VIVIANE CLAUDIO DA SILVA Ressocialização do preso em Araripe e as várias faces do medo.
T21 YASMIM MOTA DE MORAES Traumas na infância: de como os fantasmas presos no tempo ecoam vozes de tortura.

LINGUAGENS
T22 ANA DEBORA DOS SANTOS SILVA Escrevendo a Própria Estória
T23 CAMILA ALVES CAETANO “English for Specific Purposes”
T24 CICERO EMERSON DO NASCIMENTO Gêneros discursivos do jornal em sala de aula: uma proposta de interação.
T25 FLAVIO CASCIANO FERREIRA Metamorfose literária
T26 IARA GIOVANNA COSTA E SILVA English for specific technical administration.
T27 JEAN SOARES DA SILVA Cinema: um fluxo constante de sonhos.
T28 JEFFERSON ALVES MACEDO A influência da música no comportamento humano: estudo de caso - análise de alunos e professores da escola Figueiredo Correia.
T29 JOSEFA MARIA DO JESUS ARTILANO RIBEIRO A tecnologia e ás suas linguagens
T30 MARIA DO SOCORRO LOPES IPCE: incentivo a pesquisa científica na escola: trilhando caminhos pelo conhecimento científico através da leitura.
T31 RAFAEL MARTINS DA SILVA Por uma gramática contextualizada: o uso das variações linguísticas no ensino de língua materna
T32 THAYNA FREITAS Conte outra vez
T33 THAYNARA VIANA LEMOS May i help you?
T34 WELLINGTON DOS SANTOS FERREIRA Uma análise da aprendizagem da língua inglesa através da informática.

MATEMÁTICA
T35 MARIA ROSANJA AUGUSTO ALMEIDA SANTOS Viajando com a Matemática ao Mundo das Fantasias

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
T36 ANTONIO GIVANILDO DA SILVA PEREIRA Luz, midia, dissertação -códigos do Enem.
T37 DENNYS HELBER DA SILVA SOUZA Enem interativo - as tecnologias aliadas na construção de simulados.
T38 ELCILANDIA CARLOS DE LIMA Jogos didáticos como facilitador no processo ensino/aprendizagem.
T39 LUCELIA MUNIZ DA FRANCA Rede de Blogs de Nova Olinda-CE: uma ferramenta inovadora no processo educacional.
T40 MARCOS VINICIUS LEITE DOS SANTOS Jogos pedagógicos: um recurso estratégico de mudança.
T41 MARIA ALANE MARQUES DE MACEDO RODRIGUES BARRETO Aluno Carlota, você tem fome de quê? você tem sede de quê?
T42 MARIA DA CONCEICAO FEITOSA Célula estudantil
T43 MARIA PRISCILA DA SILVA LEANDRO Economia doméstica: um elo entre a união familiar e o sucessor financeiro.
T44 TIAGO BARRETO DE LIMA Trânsito seguro no município de Araripe-CE.

OFICINAS
O45 CICERA SIMONE SANTOS DE FARIAS A massagem terapêutica direcionada ao relaxamento muscular das mãos e face dos discentes e docentes da escola Aderson Borges de Carvalho no município de Juazeiro do Norte, Ceará.
O46 FRANCISCO RONALDO DE SOUZA MARQUES Transformando lixo em renda: uma alternativa empreendedora e sustentável de cuidar dos resíduos sólidos.
O47 SAMARA DA COSTA SOUSA Agricultura Orgânica e Sustentabilidade na Escola.
O48 ANDREZA GOMES DA SILVA Oficina réplicas de fosseis: conhecendo e preservando as riquezas paleontológicas do Araripe.
O49 MIKAELA DOS SANTOS CARDOSO IPCE: Incentivo à Pesquisa Científica
na Escola:trilhando caminhos pelo conhecimento científico através da leitura.
O50 NATALIA FERREIRA Oficina de crônicas: a prática da leitura como caminho para o aprimoramento do letramento.
O51 CRISTIANA CELLY FURTADO DE FIGUEIREDO Reinventando os clássicos: oficina de leitura e produção textual.
O Projeto da Rede de Blogs que será presentado  no V Colóquio Abrindo Trilhas para os saberes tem como Autora a Professora Lucélia Muniz 
e como coautores as Alunas Alexia França e Ana Valéria Ferreira.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Feliz Aniversário Samara Macêdo Diniz - Diretora da EEFM Padre Luís Filgueiras

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Feliz Dia do Diretor Escolar Samara Macêdo Diniz!


 
“O diretor de escola é, acima de tudo, um educador. Você, diretor de escola, é constantemente desafiado a ter visão de futuro e a guiar as pessoas (professores, alunos e colaboradores) a viver os valores e princípios defendidos e praticados em suas escolas e instituições.
Neste dia, queremos externar nossos agradecimentos e parabenizá-los por sua excelente atuação, auxiliando na educação integral (alma, corpo e mente) de milhares de crianças e jovens do mundo todo, contribuindo, assim, para a construção de um mundo bem melhor.”
 
Copyright © 2013 Rede de Blogs - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
Design by FBTemplates | BTT