Aliando tecnologia à capacidade de valorizar a cultura local por meio da comunicação

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Os dez livros que marcaram minha vida por Lucimar Macedo

Desde que nasci, os livros já faziam parte do meu universo porque o meu pai, com quem compartilho livros e leituras até hoje, é e sempre foi um leitor assíduo. Os níveis e gostos pela leitura parecem mudar de acordo com as fases da nossa vida. Na infância e adolescência me encantava com leituras de contos e romances. A leitura me conduzia a um universo particular de sonhos e fantasias.
Com o passar do tempo, percebi que a leitura tinha o poder não só de nos transportar à uma outra realidade, mas também, o poder de nos transformar enquanto pessoas. A partir daí, me dediquei a obras e autores que conseguissem atender as minhas expectativas dentro da perspectiva de construção do saber histórico. Isso realmente me fascina!
Nesse momento estou lendo “Amores Proibidos na História do Brasil”, de Maurício Oliveira, onde o autor resgata sete célebres e polêmicos casos de amor de políticos, intelectuais, nobres e artistas, a maioria não aceita pela sociedade da época.
O mundo da leitura me proporcionou aprender a construir sonhos a partir de obras e autores da literatura brasileira (Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, entre outros), me fez crescer intelectualmente e profissionalmente com a sensatez e irreverência de Marx, Engel, Gilberto Cotrim, Boris Fausto, Caio Prado Junior, entre muitos outros. Com Augusto Cury, Leonardo Boff, Paulo Freire, aprendi valores que trago sempre comigo e que a essência de ser feliz está dentro de cada um de nós. Então posso concluir, que as minhas leituras refletem exatamente no que eu consigo ser.

Eis minha lista:
1. O Seminarista – Bernardo Guimaraes;
2. Grandes Sertões Veredas – Guimaraes Rosa;
3. Vidas Secas – Graciliano Ramos;
4. A Águia e a Galinha – Leonardo Boff;
5. O Príncipe – Nicolau Maquiavel;
6. O Manifesto do Partido Comunista – Karl Marx e Engel;
7. Casa Grande Senzala – Gilberto Freyre;
8. Seja líder de si mesmo – Augusto Cury;
9. Luzia Homem – Domingos Olímpio;
10. A fascinante construção do eu – Augusto Cury.

                                                Abraço, Professora Lucimar.



Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!!!

 
Copyright © 2013 Rede de Blogs - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
Design by FBTemplates | BTT