Aliando tecnologia à capacidade de valorizar a cultura local por meio da comunicação

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

04 Anos da Rede de Blogs em 08 de Setembro de 2014

O Projeto da Rede de Blogs de Nova Olinda surgiu no mês de Setembro de 2010 coordenado por Lucélia Muniz da França, então Professora do Laboratório  Educacional de Informática – LEI da EEFM Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda-CE. 
Acontece como uma atividade contínua utilizando-se da Tecnologia da Informação e Comunicação - TICs e de uma ação voluntária, onde os alunos fazem da blogosfera uma ferramenta inovadora no processo educacional, aliando tecnologia à capacidade de valorizar a cultura local por meio da comunicação. 
Tem como equipe 21 alunos do Ensino Médio e 11 ex-alunos (agora universitários) da EEFM Padre Luís Filgueiras e também como Orientadora Hericka dos Santos Lima, Professora de Língua Portuguesa. Atualmente tem como coordenador o Professor Francisco Aristóteles Alencar Cardoso do Laboratório Educacional de Informática-LEI da EEFM Padre Luís Filgueiras (o mesmo foi aluno fundador do Projeto em 2010). Quanto a Equipe do Projeto, a mesma é ampliada em 10 alunos a cada ano. 
Os alunos passam inicialmente por uma Oficina de criação de blogs. Atualmente é proporcionado momentos denominados Ciclo de Palestras onde estes alunos podem ter acesso a formações, tais como, oficinas acerca de formação política, de fotografia, sobre sexualidade, protagonismo juvenil e voluntariado (trabalhando em equipe). 
No espaço do Blog do Projeto é divulgado Eventos Locais, a Personalidade do Mês – “pessoas que fazem parte de nosso cotidiano, da nossa cultura e da nossa história”, vídeos com Roda de Conversa e, os Blogs Associados. As entrevistas, cadastros dos Blogs Locais, fotos e matérias são feitas pelos alunos em atividades agendadas como Aula de Campo. As postagens e as atualizações do Blog do Projeto são feitas no Laboratório de Informática da Escola.
Objetivo Geral do Projeto
Desenvolver o Projeto como uma atividade contínua, utilizando-se das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs e de uma ação voluntária, onde os alunos fazem da blogosfera uma ferramenta inovadora no processo educacional, aliando tecnologia à capacidade de valorizar a cultura local por meio da comunicação.
Histórico
Criação da Rede de Blogs de Nova Olinda-CE hospedada no endereço: http://www.rededeblogsno.blogspot.com/.
277 seguidores; criação de um selo “link-me”; cerca de 140.000 acessos; divulgação de eventos, entrevista com 48 personalidades locais, cadastro de cerca de 50 Blogs, realização do PRÊMIO TOP BLOG DA REDE 2011 e 2012, interação com os blogueiros e a comunidade. Apresentado na III, IV, V e VI Feira Regional de Ciências e Cultura da 18ª CREDE nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013 respectivamente, inscrito na Categoria Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e, na I, II e III Feira de Ciências, Arte e Cultura da EEFM Padre Luís Filgueiras realizada nos anos de 2011, 2012 e 2013. 
Em setembro de 2011 a Escola foi contemplada com o Selo Escola Solidária 2011 ao inscrever o projeto na área de atuação de Informática, inclusão digital e novas tecnologias.
Em 2012 e 2013 recebemos o Prêmio Construindo a Nação na Categoria Cultura, na Modalidade Ensino Médio do Estado do Ceará. 
Realização da I e II Noite Cultural da Feira de Ciências 2012 e 2013 da EEFM Padre Luís Filgueiras, sendo confeccionado DVDs das Personalidades entrevistadas pela Rede de Blogs. Cada Personalidade recebeu um DVD personalizado com sua entrevista, o mesmo DVD também teve uma cópia destinada a criação de uma DVDteca onde os professores e alunos podem utilizar este material em sala de aula. 
Homenagem aos blogueiros de Nova Olinda, onde de acordo com a votação do TOP BLOG da REDE é divulgado e feito a entrega das premiações dos denominados - Blog de OURO, Blog de PRATA e BLOG de BRONZE aos três primeiros colocados da votação conforme notas do Júri Técnico e Júri Popular (internautas).
Na edição julho/agosto de 2014 do Órgão Informativo da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará-ALMECE tem a Rede de Blogs citada pela Professora Laudecy Ferreira. 
O Projeto também foi utilizado como estudo de caso em pesquisa para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC de uma especialização. Em 2013, a Professora Antonia Veloso, apresentou o TCC da Pós-Graduação (na PUC – Rio de Janeiro) com o TEMA - Informática e Internet na Educação: um estudo sobre a Rede de Blogs da Escola Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda-CE.
Ainda em 2013 foi selecionado como trabalho científico para ser apresentado e publicado no V Colóquio Abrindo Trilhas para os Saberes da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará-SEDUC. Na ocasião a experiência da Rede de Blogs foi socializada pela então Professora Lucélia Muniz da França e a aluna Alexia Maria da França Aragão.
Neste mesmo ano desenvolvemos mensalmente uma enquete no Blog da Rede dando como prêmio livros. Os três alunos da escola que obtinham a melhor participação na enquete, levavam um livro como premiação. Assim, criamos um meio de interação e incentivo à leitura. Esta proposta deu origem ao Projeto Navegando na Leitura que passa a existir em 2014 como uma parceria entre o Laboratório Educacional de Informática, Centro de Multimeios e Professores de Língua Portuguesa.
Ainda em 2014 a Rede de Blogs passou a integrar as metodologias do Projeto Jovem de Futuro da EEFM Padre Luís Filgueiras.
Disponibilizamos postagens no Blog da Rede, informando e interagindo com a comunidade em um espaço onde estes podem deixar seus comentários e sugestões.
De acordo com dados fornecidos pela ferramenta de Estatística do Blogger a página do Blog do Projeto da Rede de Blogs de Nova Olinda não é só acessada em nosso País, no Brasil, mas também em outros países, o que é possível devido a uma ferramenta para tradução que adicionamos em nosso Blog. Sendo assim, pessoas de outros países podem traduzir nossas postagens do português para a língua de seu país de origem.

Visualizações de página por país

Entrada
Visualizações de página
Brasil
96100
Estados Unidos
14488
Alemanha
8160
China
5184
Rússia
2709
Malásia
1205
Portugal
1010
França
660
Reino Unido
246
Espanha
196

FONTE: Estatísticas do BLOGGER em 16 de Agosto de 2014.



Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!!!

 
Copyright © 2013 Rede de Blogs - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
Design by FBTemplates | BTT