Aliando tecnologia à capacidade de valorizar a cultura local por meio da comunicação

quarta-feira, 26 de março de 2014

EEFM Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda é contemplada com o Prêmio Construindo a Nação

O Evento ocorreu no dia 17 de Março na Estação Julio Prestes em São Paulo-SP.
Na ocasião, em decorrência do desenvolvimento do Projeto Rede de Blogs de Nova Olinda-CE a escola de EEFM Padre Luís Filgueiras recebeu o Prêmio Construindo a Nação na 13ª Edição deste Evento.
A Professora Lucélia Muniz da França juntamente com a Aluna Ana Beatriz Rodrigues Jacinto representaram a escola no referido Evento.
O PRÊMIO CONSTRUINDO A NAÇÃO é um reconhecimento às escolas que desenvolvem um trabalho social e educativo com o corpo diretivo, professores, alunos e colaboradores, contribuindo de forma efetiva para o Desenvolvimento da Cidadania no Brasil.
O Projeto da Rede de Blogs de Nova Olinda surgiu no mês de Setembro de 2010 coordenado por Lucélia Muniz da França, Professora do Laboratório Educacional de Informática – LEI da EEFM Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda-CE. Acontece como uma atividade contínua utilizando-se da Tecnologia de Informação e Comunicação - TICs e de uma ação voluntária, onde os alunos fazem da blogosfera uma ferramenta inovadora no processo educacional, aliando tecnologia à capacidade de valorizar a cultura local por meio da comunicação. 
Tem como equipe atualmente, 14 alunos do Ensino Médio e 11 ex-alunos (agora universitários) da EEFM Padre Luís Filgueiras e também como Orientadora Hericka dos Santos Lima, Professora de Língua Portuguesa. A Equipe do Projeto é ampliada em 10 alunos a cada ano.
Vale ressaltar que a escola foi contemplada pela segunda vez com o Prêmio Construindo a Nação realizado pelo Instituto da Cidadania Brasil e Instituições parceiras.

segunda-feira, 24 de março de 2014

25 de Março – Dia da Abolição da Escravatura no Ceará

Cidade Cearense foi a primeira a Abolir Escravidão no Brasil

O município de Redenção (antes chamado de Acarape), localizado no Maciço de Baturité, recebe esse nome por ter sido a primeira cidade brasileira a libertar todos os seus escravos.
O Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão. Em relação as demais províncias era a que menos possuía escravos, pois eram traficados para os centros cacaueiros, cafeeiro e açucareiro por bons preços.
Essa exploração foi, aos poucos, despertando repulsa entre os cearenses que iniciaram, em Fortaleza, em 1879, um movimento emancipador denominado “Perseverança e Porvir”.
Sociedade Libertadora

Em 1880, os abolicionistas fundaram a Sociedade Libertadora Cearense com 225 sócios, cujo presidente provisório foi João Cordeiro. Para divulgar seus ideais, em 1881, fundaram o Jornal O Libertador.
As datas festejadas pelo município de Redenção, foram marcantes no processo de libertação dos escravos. Em 25 de março de 1881, por exemplo, a Sociedade alforriou 35 escravos. Outra sociedade contribuiu para o movimento abolicionista. Tratou-se do Centro Abolicionista 25 de dezembro, fundado em 19 de dezembro de 1882. Dessa maneira, em 25 de março de 1884, foi abolida a escravidão no Ceará.
Os jangadeiros cearenses também aderiram ao movimento abolicionista e, em janeiro de 1881, fecharam o porto de Fortaleza ao embarque de escravos. Eles eram liderados por Francisco José do Nascimento, conhecido como Dragão do Mar.
No dia 1º de janeiro de 1883, a Vila do Acarape, atual Redenção, emancipou seus escravos há menos de um ano antes da província do Ceará. O povo redencionista guarda na memória o gesto heróico de ter libertado seus 116 escravos. Assim, Redenção é conhecida como Rosal da Liberdade.
O Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão.

sábado, 8 de março de 2014

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

UM FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!

MULHER,

QUE VIVE MILHÕES DE EMOÇÕES NUM SÓ DIA,
E TRANSMITE CADA EMOÇÃO NUM ÚNICO OLHAR,   

QUE LUTA PELOS SEUS IDEAIS,

QUE DÁ A VIDA PELA SUA FAMÍLIA.    
MULHER,

QUE AMA SEM CONDIÇÕES,

QUE SE ARRUMA, SE PERFUMA,

MAS É PERFEITA DO QUE JEITO QUE É.
MULHER,

QUE CHORA,
QUE RI.
MULHER QUE SONHA.

TANTAS MULHERES, TERNURAS ÚNICAS.

BELEZAS VIVAS,

CHEIAS DE MISTÉRIOS E ENCANTOS.

MULHERES QUE DEVERIAM SER...

LEMBRADAS...

AMADAS...

E ADMIRADAS...

TODOS OS DIAS.
PARA VOCÊ, MULHER, TÃO ESPECIAL...

A ESCOLA PADRE LUIS FILGUEIRAS...

SENTE ORGULHO DE TE TER AQUI E TE DESEJA...

UM FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!!!

quinta-feira, 6 de março de 2014

Personalidade do Mês de Fevereiro de 2014 - O Músico Vall Guittar

 
Copyright © 2013 Rede de Blogs - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
Design by FBTemplates | BTT