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segunda-feira, 3 de outubro de 2016

“Sem discussão não tem reforma não”: estudantes e professores se mobilizam acerca da reforma do Ensino Médio

Todos somos orientados por uma base ideológica. A questão é: sua base ideológica é inclusiva ou excludente.

No último sábado, 1° de outubro, nós, alunos da rede pública estadual e fundamental das cidades de Nova Olinda, Santana do Cariri e Altaneira aliados aos professores e universitários da região do Cariri articulamos pelas redes sociais o movimento “Sem discussão não tem reforma não”.

O principal objetivo da mobilização foi discutir a Reforma do Ensino Médio e a Medida Provisória enviada ao Congresso Nacional no dia 22 de Setembro pelo governo ex-interino Michel Temer. Essa MP altera no currículo a carga horária de 800 para 1400 horas e propõe que o mesmo seja organizado por área do conhecimento.

Em plena manhã do 1º sábado de outubro, mais precisamente às 09h00min, saímos da Igreja Matriz de São Sebastião em direção a uma praça abandonada pelo Poder Público Municipal com gritos de “Fora, Temer”.  

Tenho certeza que aquela energia jovial não contagiou só a mim, pois todos lutavam por um bem comum – o direito de opinar, ser notado. Foi justamente com essa energia que finalizamos nosso movimento com um debate sobre a temática abordada, em que professores e estudantes presentes discutiram o que seria melhor para o ensino. Nada melhor que uma discussão feita por quem vivencia diariamente a educação pública de um país, que tanto negligencia a função do professor.

Eu, Pablo Luan, estudante da 3ª série do Ensino Médio, tenho uma visão pessimista acerca dessa MP. Uma vez que sempre estudei em escola pública, e sei dos problemas cruciais que elas apresentam, sobretudo, a má infraestrutura.

Acredito que o ensino público necessita de uma reforma sim, mas não de forma tão imediatista e sem ao menos consultar professores e alunos: este último quase nunca é citado para opinar sobre a temática.

Precisamos estimular nossos alunos da BASE, ou seja, ensino infantil. Na Argentina, incluíram Cinema na grade curricular de escolas infantis. Isso é fantástico! Isso é lúdico! Isso mostra preocupação com o futuro da nação e, não apenas favorece a valorização da cultura local, mas também incentiva os jovens a consumirem e a participar do mercado de filmes argentinos.

No entanto, no Brasil, os governantes optam por formar, qualificar mão de obra barata ao invés de financiar projetos educomunicativos para desenvolvimento das habilidades artísticas do educando.

Além disso, a MP também propõe a retirada de disciplinas como Filosofia e Sociologia, que são de suma importância para o desenvolvimento do pensamento crítico e astucioso.

Para mim, a retirada dessas matérias visa, sobretudo, a implantação do projeto de lei “Escola sem partido” ou como eu prefiro chamá-lo: “escola da mordaça”, proposta por um senador brasileiro EVANGÉLICO, com ideal de neutralidade.

Por exemplo, ideologia de gênero não poderia mais ser trabalhada na sala de aula. Gosto muito de uma frase de Paulo Freire: “Não existe imparcialidade. Todos somos orientados por uma base ideológica. A questão é: sua base ideológica é inclusiva ou excludente”. Bom, pela ideia do projeto já responde a pergunta.

Por fim, gostaria de agradecer imensamente aos nossos professores(as) Eleniuda Virgulino, Nicolau Neto, Lucélia Muniz, Cirlaedna Pereira, Elisângela Oliveira, Marta Lima, Ranielda Bernardes e todos educadores que lá estavam presentes naquela manhã ensolarada.

Agradeço também aos universitários que nos ajudarem na articulação: Márcio do Santos, Adeciany Castro, Karem Suelem, Aline Alves, Ana Geórgia e aos demais. Por último, mas não menos importante quero agradecer aos meus colegas de sala e estudantes das demais escolas que se fizeram presente: Parabéns pelo empenho de todos! Avante!

Luan Moura
Componente da Rede de Blogs de Nova Olinda-CE



Um comentário:

  1. Ato magnífico! Vamos as ruas e estaremos na luta o quanto preciso for. Avante!

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Agradecemos pelo comentário!!!

 
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