Aliando tecnologia à capacidade de valorizar a cultura local por meio da comunicação

sexta-feira, 18 de março de 2011

No Mês do Dia Internacional da Mulher nossa Homenagem à Personalidade do Mês de Março de 2011 – A Professora e Líder Comunitária, Socorro Matos



Entrevista realizada dia 16 de março de 2011

REDE DE BLOGS/ Naiara Gonçalves - Para Personalidade do Mês de Março apresentaremos a Professora Maria do Socorro Alves de Matos, filha do casal Senhor Manuel e Dona Celina. Professora da Rede Municipal de Ensino, líder comunitária desde os 13 anos, a primeira mulher eleita pelo PT em Nova Olinda, Gestão 2005-2008. Como diria em matéria, do Diário do Nordeste, do dia 08 de março de 2005, acerca da Campanha que declara basta ao sofrimento... “Entre os participantes, a vereadora Socorro Matos, do PT de Nova Olinda, apresentada como símbolo da garra das mulheres caririenses que, mesmo em cidades pequenas, estão rompendo as barreiras impostas pela política tradicional.”

De mulher para mulher:

REDE DE BLOGS/ Naiara Gonçalves - Como a Professora vê a atuação das mulheres dentro das Organizações Comunitárias?
Professora Socorro Matos – Inicialmente eu quero agradecer a Equipe por ter mim escolhido pra fazer esse trabalho e assim, com relação a sua pergunta, eu assim, hoje eu acho que a mulher ainda está muito tímida diante das lutas sociais, principalmente em nosso município. Apesar da gente já ter avançando bastante, hoje nós temos na Presidência da República uma mulher que pra nós é um motivo de honra, mas, dentro do município nós precisamos avançar mais na questão da Organização da mulher.

REDE DE BLOGS/ Naiara Gonçalves - Como se sente, tendo sido a primeira Vereadora eleita pelo PT em Nova Olinda?
Professora Socorro Matos – Bom, pra mim foi um momento importante, mas eu quero dizer a vocês que não foi assim de graça, de graça que eu digo, porque não pela questão financeira, mas que teve muita luta para que isso viesse a acontecer. Desde os treze anos eu participei e vivi nos Movimentos Sociais e esse momento mim credenciou pra que eu chegasse a Câmara Municipal de Vereadores, até porque pelo PT é muito difícil, principalmente na época, hoje não, hoje falar do PT, de ser PT, é muito mais fácil porque nós já tivemos muitas conquistas, muitos avanços, mas na época foi muito difícil. Se eu não tivesse tido uma carreira de militância mesmo, de Organizações Comunitárias, de Sindicatos, talvez eu não tivesse conseguido. Então, eu atribuo a minha vitória como Vereadora do PT aos Movimentos Sociais da época que eu participei.     

REDE DE BLOGS/ Naiara Gonçalves - O que te motivou a tornar-se uma líder comunitária?
Professora Socorro Matos – Bom, desde criança que eu assim, eu não sei nem dizer realmente o que mim motivou, mas eu sei que eu nasci, acho que foi uma coisa minha, nasci com aspecto, com tendência, com afinidade ao Movimento e aos treze anos mim tornei líder de crianças, já trabalhava em grupos comunitários e aí minha vida, daí pra cá, até hoje, nunca deixei de participar de Movimentos e eu acho que a minha vida vai ser essa até o final, eu vou continuar sendo e tentando defender os direitos das pessoas, dos trabalhadores, das crianças, enfim eu... minha luta vai continuar!   
  
REDE DE BLOGS/ Naiara Gonçalves - No mês do dia Internacional da Mulher que mensagem a Professora deixaria para as mulheres novolindenses?
Professora Socorro Matos – Bom, eu queria pedir permissão a Equipe pra mim citar três pessoas, pra mim homenagear em nome delas. Em nome delas eu quero homenagear algumas categorias. Primeiro minha mãe, eu quero homenagear todas as mulheres. Em nome da minha mãe que hoje já tem 84 anos e foi uma guerreira, batalhou muito pra que a gente pudesse sair do campo, ir pra cidade, ir prus Movimentos, isso eu devo a ela também e também quero homenagear minha irmã Aparecida, também conhecida como Tia Cida. Em nome dela eu quero homenagear todas as servidoras públicas municipais e estaduais e também uma terceira pessoa que hoje pra mim é um motivo de orgulho que é a nossa Presidente Dilma. Em nome dela eu quero homenagear todas as mulheres, de todas as categorias, de todas as idades, de todos os Movimentos e todas as autoridades mulheres que hoje nós temos no Brasil. A gente viu que no Governo da Dilma, ela conseguiu montar uma Equipe com muitas mulheres e é nisso que a gente ta acreditando, que possa ser feito um bom trabalho na Gestão de Mulher para Mulher.  

REDE DE BLOGS/ Naiara Gonçalves - Nossos agradecimentos em nome da Equipe da Rede de Blogs! Obrigada!
 Professora Socorro Matos – Eu é que agradeço, vou ficar para o resto de minha vida muito grata, porque eu ter sido escolhida, não foi qualquer pessoa, mas foi por uma Equipe que eu julgo uma Equipe de garra também, porque não é qualquer pessoa que sai por aí, fazendo um trabalho como vocês fazem que eu já vi... tive a oportunidade de ver alguns e eu é que tenho muito a agradecer. Muito Obrigada! 

(...) eu vou continuar sendo e tentando defender os direitos das pessoas, dos trabalhadores, das crianças, enfim eu... minha luta vai continuar!
Socorro Matos   

Confira o Vídeo com a Entrevista e muito mais!!!



Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!!!

 
Copyright © 2013 Rede de Blogs - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
Design by FBTemplates | BTT