Aliando tecnologia à capacidade de valorizar a cultura local por meio da comunicação

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

APRESENTAÇÃO DO PROJETO DA REDE DE BLOGS NA V FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS E CULTURA DA 18ª CREDE


DATA: DIA 25 DE OUTUBRO DE 2012
LOCAL: PARQUE DE EXPOSIÇÃO DO CRATO
CATEGORIA: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
INFORMÁTICA 
Título: REDE DE BLOGS DE NOVA OLINDA-CE: UMA FERRAMENTA INOVADORA NO PROCESSO EDUCACIONAL

Autores
Ana Viviane Lucena Vieira¹
Jessica Calisto Santos Nogueira¹
Hericka dos Santos Lima²

1 Alunas da EEFM Padre Luís Filgueiras
2 Professora de Língua Portuguesa da EEFM Padre Luís Filgueiras

INTRODUÇÃO:
As redes sociais e sua infinita conectividade estão modificando o cenário de como os jovens adquirem, produzem, transformam e compartilham conhecimento. As redes sociais têm como objetivo promover o autoaprendizado, a capacidade crítica, a discussão em grupo, a colaboração e a associatividade. Tudo está interconectado numa rede de conhecimento sem limites. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, uma das competências e habilidades a serem desenvolvidas na Educação é “reconhecer o papel da Informática na organização da vida sócio-cultural e na compreensão da realidade, relacionando o manuseio do computador a casos reais, ligados ao cotidiano do estudante, seja no mundo do trabalho, no mundo da educação ou na vida privada.”

METODOLOGIA:
A Equipe do Projeto é ampliada em 10 alunos a cada ano. Os alunos passam inicialmente por uma Oficina de criação de blogs. No espaço do Blog é divulgado Eventos Locais, a Personalidade do Mês, vídeos com Roda de Conversa e, os Blogs Associados. As entrevistas, cadastros dos Blogs Locais, fotos e matérias são feitas pelos alunos em atividades agendadas como Aula de Campo. As postagens e as atualizações do Blog são feitas no Laboratório de Informática da Escola.
RESULTADOS:
Criação da Rede de Blogs de Nova Olinda-CE hospedada no endereço: http://www.rededeblogsno.blogspot.com/ e de um selo link-me; divulgação de eventos, entrevistas, cadastro de Blogs, realização do PRÊMIO TOP BLOG, interação com os blogueiros e a comunidade. Apresentado na III e IV Feira Regional de Ciências e Cultura da 18ª CREDE nos anos de 2010 e 2011 na Categoria Linguagens e Códigos e suas Tecnologias. Em 2011 a Escola foi contemplada com o Selo Escola Solidária 2011 ao inscrever o projeto na área de atuação de Informática, inclusão digital e novas tecnologias.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
O Projeto da Rede de Blogs de Nova Olinda-CE acontece como uma atividade contínua e vem evoluindo desde setembro de 2010, utilizando-se das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs e de uma ação voluntária, onde os alunos fazem da blogosfera uma ferramenta inovadora no processo educacional, aliando tecnologia à capacidade de valorizar a cultura local por meio da comunicação.

Palavras-chave: Informática - Rede - Ferramenta - Educacional.

E-mail para contato: rededeblogsno@gmail.com



Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!!!

 
Copyright © 2013 Rede de Blogs - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
Design by FBTemplates | BTT