Aliando tecnologia à capacidade de valorizar a cultura local por meio da comunicação

terça-feira, 16 de abril de 2013

Esta é a Escola Padre Luís Filgueiras que neste 14 de Abril de 2013 apresenta o Tema – Nordeste: “Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente.”

A ESCOLA PADRE LUÍS FILGUEIRAS surgiu no final da década de 60. Pertence à rede de ensino oficial, vinculada a 18ª CREDE e mantida pela Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará – SEDUC.
A escola conta hoje com uma equipe de gestão composta por: Uma Diretora Geral, duas Coordenadoras Escolares e uma Secretária, tendo a frente a Professora Samara Macêdo Diniz. Conta com uma equipe formada por servidores, funcionários e professores.
A escola atende um público de 1.004 estudantes distribuídos nas modalidades do Ensino Médio, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e alunos do Projeto Rumo à Universidade.
Dispõe de ambientes modernos de aprendizagem, como o Laboratório de Informática, Laboratório de Ciências, Centro de Multimeios, Quadra Esportiva e uma Academia para prática de educação física.
A Escola também oferece atividades na área de música e possuí uma Fanfarra, uma conquista ocasionada pelo compromisso do Dr Idilvan Alencar, Secretário Executivo da SEDUC, que viabilizou a aquisição dos instrumentos musicais necessários a formação desta banda.
Nos últimos vestibulares a Escola conseguiu aprovação de 46 alunos nas principais universidades da região como UFC e URCA, bem como Instituições particulares de ensino.
Além disso, nossos alunos tem se destacado nas Avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação  do Estado do Ceará - SPAECE.
É incentivando a aprendizagem que desenvolvemos e participamos de diversos Projetos:
PSE (Programa Saúde na Escola);
DIRETOR DE TURMAS ;
FORMAÇÃO DE PLATÉIA (Parceria com a Fundação Casa Grande);
INCENTIVO A PESQUISA;
RUMO A UNIVERSIDADE;
ENSINO MÉDIO NOTURNO;
RODA DE LEITURA;
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA;
SEXUALIDADE COM RESPONSABILIDADE;
PRIMEIRO APRENDER;
REDE DE BLOGS;
E MÚSICA NA ESCOLA.
Esta é a Escola Padre Luís Filgueiras que neste 14 de Abril de 2013 apresenta o Tema – Nordeste: “Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente.” Em nossas apresentações faremos uma alusão a importância da cultura Nordestina marcada ao mesmo tempo pela diversidade e riqueza cultural presente em cada Estado de nossa Região.

Lembre-se: "Não é o Nordeste que respira a alegria... É a alegria que respira o Nordeste." Afinal, “O nordestino é antes de tudo, um forte.”

Como já dizia nosso saudoso Patativa do Assaré:
O Nordeste é poesia,
Deus quando fez o mundo
Fez tudo com primazia,
Formando o céu e a Terra
Cobertos com fantasia.
Para o Sul deu a riqueza,
Para o Planalto a beleza
E ao Nordeste a poesia.
E se a poesia é o nosso alimento somos movidos pela literatura -  Iracema, a virgem dos lábios de mel eternizada na obra de José de Alencar. Este ícone cearense é um dos destaques neste desfile cívico. Terra do Sol, de gente hospitaleira!
Para falar da Bahia a escola trás em dança e música uma homenagem ao Grupo de Axé Timbalada.
Grande símbolo da resistência negra no Brasil, dos quilombolas ao Movimento Negritude – Zumbi dos Palmares será apresentado no Estado do Alagoas.
Das raízes culturais maranhenses faremos uma apresentação do Bumba meu Boi.
Todo brasileiro é um pouco forrozeiro, ritmo que embala o Nordeste, que venha a Paraíba;
Para falar do Pernambuco - o maior bloco de carnaval do mundo será aqui representado, sem esquecer também da dança do frevo.
Das pinturas rupestres ao berço do homem americano aqui representaremos o Estado do Piauí.
Para representar o Rio Grande do Norte os caboclinhos - Grupo fantasiado de indígenas, com pequenas flautas e pífanos que percorrem as ruas nos dias de carnaval.
E para representar o Sergipe, a Orquestra Sanfônica, composta apenas de sanfonas, vinculada à Escola Oficina de Artes onde os músicos ainda atuam como professores e monitores do curso de acordeon.
Ao longo do desfile cívico da Escola, você poderá observar alunos e ex-alunos componentes do Projeto da Rede de Blogs de Nova Olinda fazendo a cobertura das apresentações.
Parabenizamos nosso Município pelos seus 56 Anos de emancipação política na confiança da cultura a transmitir!”
Somos Nação Nordestina! Orgulho de ser do Nordeste!



Um comentário:

  1. axei lindo o disfile.eu estava como ¨caboclinha¨representando o rio grande do norte.

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!!!

 
Copyright © 2013 Rede de Blogs - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
Design by FBTemplates | BTT