Aliando tecnologia à capacidade de valorizar a cultura local por meio da comunicação

terça-feira, 11 de junho de 2013

10 motivos pelos quais você deveria ler todos os dias

Se você acha que a leitura é uma prática entediante, talvez seja hora de rever seus conceitos. Conheça 10 bons motivos para ler todos os dias e transformar isso em um hábito 
Uma das práticas que os jovens consideram mais entediantes é a leitura. Não é raro ouvir reclamações sobre a obrigatoriedade da leitura, mesmo que algumas histórias surpreendam por atrair o interesse. Contudo, estabelecer o hábito da leitura pode trazer diversos benefícios para a vida, tanto no mundo acadêmico quanto na carreira. Confira a seguir 10 motivos pelos quais você deveria ler todos os dias:

1. Estímulo mental
O cérebro necessita treinamento para se manter forte e saudável e a leitura é uma ótima maneira de estimular a mente e mantê-la ativa. Além disso, estudos mostram que os estímulos mentais desaceleram o progresso de doenças como demência e Alzheimer.

2. Redução do estresse
Quando você se insere em uma nova história diferente da sua, os níveis de estresse que você viveu no dia são diminuídos radicalmente. Uma história bem escrita pode transportá-lo para uma nova realidade, o que vai distraí-lo dos problemas do momento.

3. Aumento do conhecimento
Tudo o que você lê é enviado para o seu cérebro com uma etiqueta de “novas informações”. Mesmo que elas não pareçam tão essenciais para você agora, em algum momento elas podem ajudá-lo, como em uma entrevista de emprego ou mesmo durante um debate em sala de aula.

4. Expansão de vocabulário
A leitura expõe você a novas palavras que inevitavelmente elas serão incluídas no seu vocabulário. Conhecer um número grande de palavras é importante porque permite que você seja mais articulado em seus discursos, de maneira que até mesmo a sua confiança será impulsionada.

5. Desenvolvimento da memória
Quando você lê um livro (especialmente os grandes) precisa se lembrar de todos os personagens, seus pontos de vista, o contexto em que cada um está inserido e todos os desvios que a história sofreu. A boa notícia é que você pode utilizar isso a seu favor, fazendo dos livros um treino para a sua memória. Guardar essa quantidade de informações faz com que você esteja mais apto para se lembrar de eventos cotidianos.

6. Habilidade de pensamento crítico
Já leu um livro que prometia um mistério confuso e acabou por desvendá-lo antes mesmo do meio da história? Isso mostra a sua agilidade de pensamento e suas habilidades de pensamento crítico. Esse tipo de talento também é desenvolvido por meio da leitura. Portanto, quanto mais você lê, mais aumenta sua habilidade de estabelecer conexões.

7. Aumento de foco e concentração
O mundo agitado de hoje faz com que sua atenção seja dividida em várias partes, de modo que manter-se concentrado em apenas uma tarefa torna-se um desafio. Contudo, livros com histórias envolventes são capazes de desligar você do mundo ao redor, fazendo com que sua atenção esteja inteiramente voltada para o que acontece na trama. Embora você não perceba, esse tipo de exercício ajuda você a se concentrar em outras ocasiões, como quando precisa finalizar um projeto urgente.

8. Habilidades de escrita
Esse tipo de habilidade anda lado a lado com a expansão do seu vocabulário. Assim como a leitura permite a você ser alguém mais articulado na fala, também vai ajuda-lo a colocar com mais clareza os seus pensamentos no papel. Isso vai dar a você a chance de produzir textos com mais qualidade, não apenas de vocabulário, como também correção gramatical e ideias mais ricas.

9. Tranquilidade
O fato de envolver você em uma história e livrá-lo do estresse cotidiano faz do livro uma ótima ferramenta para alcançar a paz interior. Nos momentos de estresse, procure se distrair do que acontece com uma história que atrai seu interesse. Isso vai acalmá-lo e ajudá-lo a melhorar seu humor.

10. Entretenimento a baixo custo
Muitas pessoas acreditam que o conceito de diversão está diretamente ligado aos altos custos de uma viagem ou mesmo de uma festa. Contudo, se você encontrar um livro que chame a sua atenção, poderá viajar sem sair da sua casa. 



9 comentários:

  1. PERSONALIDADE DO MÊS DE OUTUBRO DE 2011.
    ENTREVISTADO: Professor da disciplina de música Marcos Ferreira.
    Ele foi entrevistado pela aluna Jessica Calisto.
    A parte marcante retratada no vídeo, foi logo quando o professor quis ingressar na carreira de musico e a sua família(principalmente o seu pai) não concordava com sua escolha. O seu pai sempre dizia que Marcos não iria conseguir nada com isso, era só perda de tempo e no final de tudo ficaria maluco.
    Mesmo assim ele insistiu e conseguiu. E hoje ele é um ótimo profissional.
    Essa é uma bela lição de vida. " Nunca desistir dos seus sonhos."

    ResponderExcluir
  2. Robério de Oliveira Entrevistou Aparecido Pequeno um atleta de nossa cidade.
    Eu achei bom porque ele conseguiu realizar seu sonho de ser um atleta e ele merece por ser trabalhador e honesto.
    Agora um pouco da vida dele:
    Aparecido fala que há muito tempo praticava esse esporte, mas atleta mesmo faz pouco tempo, de dois a três anos. Ele fala que todos que praticam esse esporte tem dificuldade em alguma coisa e a dele é o patrocínio e o dinheiro para o tênis que é muito difícil de conseguir. Ele luta muito e corre atrás para conseguir. Aparecido diz que praticar esporte é bom porque quem pratica esporte não usa drogas, nem bebe, etc.

    MILENE FELIX - 1ºC

    ResponderExcluir
  3. Personalidade do mês de setembro de 2010, o artesão Jose Filipe que realiza seus trabalhos com a pedra cariri o chamado artesanato mineral .
    Um trabalho muito bem-feito, que me chamou muito a atenção pela forma que seu José Filipe trabalha com esse material, fazendo o uso de uma técnica inexplicável ele faz com que a pedra cariri se torne um produto muito bonito.
    Ele faz uso de apenas uma lixadeira e uma maquine de corte diamantado para cortar as pedras em forma de pirâmide ele usa também ácido para detalhes em seus desenhos.
    Seu José Filipe foi entrevistado por Sanderson Nunes.

    ResponderExcluir
  4. O artesão e artista plastico senhor Cicero Ribeiro personalidade do mês de junho 2012.
    Que foi entrevistado por Ana Viviane.
    O seu trabalho me chamou atenção pela forma com que ele realiza seu trabalho usando com matéria prima a pedra cariri, trabalhando as pedras fazendo com que elas se torne verdadeiras obras de arte..

    ResponderExcluir
  5. Personalidade do mês de março de 2011: Socorro Matos
    Entrevista: Naiara Gonçalves

    Socorro Matos é uma mulher guerreira que desde sua adolescência já participava de movimentos sociais defendendo os direitos das pessoas. Ela representa varias mulheres que durante muito tempo foram impedidas da participar da política e de expor suas opiniões. Sempre Lutou por seus ideais e nunca desistiu de lutar pelos direitos de jovens,crianças, trabalhadores enfim das pessoas de Nova Olinda. Líder Comunitária, Professora, Vereadora ela é um exemplo de mulher para todas as outras.

    ResponderExcluir
  6. Seu Zé Artur



    Agricultor em Nova Olnda, seu trabalho com a agrofloresta utiliza

    técnicas para o tratamento do solo e plantio, sem queimar a vegetação

    nativa. Ele é um referencial para os agricultores da região do Carri.





    Entrevista: Alexia Maria

    Fotografia: Rafael Duarte

    Filmagem e Edição: Aristóteles Alencar

    Coordenação: Lucélia Muniz

    Música: Xote Ecológico



    José Wilson Ferreira Alves 2º ano "A".

    ResponderExcluir
  7. Entrevista do Mês de Dezembro de 2010 - A primeira Diretora da EEFM Padre Luís Filgueiras, Dona Vicencinha. O entrevistador pergunta como a escola funcionava? Ela responde que em sua Gestão como Diretora funcionava bem, mas os alunos davam mais trabalho do que os de hoje. O entrevistador faz outra pergunta: - Como era o desempenho da escola na Gestão dela? Ela diz que só não foi melhor porque alguns pais não se preocupavam com a educação dos filhos. A entrevista foi feita por Rafael Duarte.

    ResponderExcluir
  8. o video, ficou muito bacana, principalmente por que fala da madrinha de minha mãe .Dona Maria uma mulher muito batalhadeira, sempre buscando o melhor para os seus 20 filhos, uma pessoa alegre, amiga mais infelizmente sofrida. O seu sofrimento foi maior quando o seu esposo Antônio Rola, e o meu tio, irmão de Dona Maria, Lorival Gonçalves falesceram em um acidente de moto. Depois de um ano e poucos mêses,morreu o seu filho chamava-se Antônio,e 14 dias depois morreu seu irmão que se chamava Francisco. Dona Maria sofreu bastante em sua vida , e infelizmente ela sofre com algumas coisas que ela vivencia.

    ResponderExcluir
  9. Personalidade do mês de Janeiro de 2012, Pe. Anchieta entrevistado por Sanderson Nunes.O que mais me chamou atenção foi a mensagem deixada pelo padre no final da entrevista onde ele fala que as pessoas tem que perguntar a si mesmas : qual o sentido da vida? E ele fala que é adorar o Senhor, seguir seus passos e seus ensinamentos.

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!!!

 
Copyright © 2013 Rede de Blogs - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
Design by FBTemplates | BTT