Aliando tecnologia à capacidade de valorizar a cultura local por meio da comunicação

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Ciência na construção do conhecimento

Nos estudos que tivemos enquanto alunas do curso de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri-URCA refletimos sobre o tema ciência na construção do conhecimento e desenvolvemos uma dissertação sobre este tema.

A ciência por meio da pesquisa produz o conhecimento. Toda pesquisa está baseada em paradigmas, que por definição são padrões estabelecidos sobre determinados assuntos e que devem ser seguidos pela comunidade acadêmica.

O estabelecimento de um paradigma é fundamental, pois é impossível estudar a totalidade dos fenômenos sem selecionar uma fração e direcionar a análise para a formulação de teorias a seu respeito. Por meio desse estudo direcionado, chega-se a conclusões que são exploradas pelos cientistas.

Porém não existe apenas uma visão de mundo dita por determinados paradigmas, há muitos outros que explicam uma multiplicidade de assuntos relacionados a natureza. Eles não são eternos, a partir do momento que outro grupo de cientistas elabora novas teorias a respeito de fenômenos já estudados, o anterior entra em crise e a nova teoria ocupa seu lugar por ser melhor elaborada e fornecer novas informações.

A ciência é amparada pelo método científico pois direciona vários caminhos para o objeto de investigação de maneira racional e sistemática. Com a observação dos fatos formulam-se hipóteses que são testadas para obter uma teoria pela qual se extrairá implicações por meio de novas observações que originarão novos fatos e esses resultados são repensáveis.

Todos esses processos geram um ciclo que é produtor do conhecimento.
Em resumo: as teorias científicas explicam de maneira mais elaborada os fenômenos ocorrentes no mundo por meio dos métodos. O resultado da pesquisa científica produz paradigmas que servem de base para estudos e extensão de conhecimentos.

Aline Alves
Ana Georgia Cordeiro
Componentes da Rede de Blogs desde 2013.
Graduandas em Ciências Sociais pela Universidade Regional do Cariri- URCA.



Um comentário:

  1. Outro dia eu estava falando com meus alunos das turmas de 1º Ano exatamente sobre esta temática. Estávamos estudando os modelos atômicos e eu explicava que uma teoria sempre lançava as bases para novas teorias e que nesta sequência uma complementava a outra. Parabéns pelo texto, meninas!

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!!!

 
Copyright © 2013 Rede de Blogs - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
Design by FBTemplates | BTT