Aliando tecnologia à capacidade de valorizar a cultura local por meio da comunicação

sábado, 10 de outubro de 2015

ENEM: porta para inúmeras portas

O Exame Nacional do Ensino Médio, em 1998, foi implantado como forma de realizar um diagnóstico para o ensino médio nacional. Em 2009, foi reformulado para auxiliar no ingresso em universidades públicas e privadas. Nessa conjuntura, a participação em tal prova faz-se essencial como fator de inclusão social e inserção no mercado de trabalho.

Os programas sociais, integrados ao Enem, e a sua universalização contribuem para o detrimento da diferenciação de classes. Frente a séculos de escravismo e períodos de isolamento das pessoas menos abastadas do desenvolvimento econômico, a Lei de Cotas, associada ao Sisu e Prouni, consiste em um avanço diante da elitização que existia nos cursos superiores.

Hoje, o estudante, independente do seu poder aquisitivo, pode adentrar em qualquer faculdade do país e, até mesmo, na Universidade de Coimbra em Portugal, pois o sistema de aprovação reserva uma parcela das vagas para quem apresenta determinado perfil socioeconômico. Ademais, os processos de admissão em instituições privadas forçam o aluno a deslocar-se para outros locais, o que exige despesas com passagens, estadias e alimentação. Porém, nem todos possuem condições favoráveis para tais gastos. Com o Enem, o exame pode ser aplicado no município do participante. Assim, é perceptível sua contribuição para a isonomia de oportunidades.

Além disso, a possibilidade de acesso a um emprego formal é potencializada. Diante de recessões, desempregos estruturais e precarização das relações trabalhistas, é necessário ao indivíduo a procura por especializações. O Enem é um tipo de seleção não só para os concludentes do 3° ano do ensino médio, como também para quem já concluiu ou é formado em alguma carreira e deseja mudar de profissão, sendo que é importante a persistência para o alcance de uma vida constituída por projetos nos quais a pessoa identifica- se, visto a existência de desmotivações e ausência de foco de alguns que não exercem ações nas áreas que desejam. Com isso, é notória sua relevância para a qualidade do bem-estar social da população.

Diante disso, o Enem tornou-se uma porta para várias outras, trazendo oportunidades de acesso à educação e, como consequência, melhorias sociais.

Para a realização da prova, é importante compreender as principais competências exigidas por cada área:
1.Ciências humanas e suas tecnologias 
A prova solicita conhecimentos de História, Sociologia, Geografia e Filosofia. As questões costumam abordar evolução da tecnologia, conflitos territoriais, uso de recursos naturais, temas ligados à conquista de direitos como o Estatuto Racial, da Criança e do Adolescente, do Idoso, etc. Além de serem contextualizadas com temas atuais.
2.Ciências da natureza e suas tecnologias   
A prova solicita conhecimentos de Física, Química e Biologia. Os assuntos são voltados para as fontes de energia, questões ambientais e aplicabilidade de conceitos e conteúdos para interpretação de situações cotidianas.
3.Linguagens, códigos e suas tecnologias   
A prova solicita conhecimentos de Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Línguas Adicionais (Inglês ou Espanhol). A competência exigida é, principalmente, interpretação de textos.
4.Matemática e suas tecnologias 
A prova solicita conhecimentos de Matemática aplicados ao cotidiano. É exigido domínio sobre o sistema internacional de medidas, grandezas, álgebra, além de interpretação de gráficos e tabelas.
5.Redação         
Exige 5 competências básicas: domínio da norma padrão; compreensão da proposta; seleção e organização das informações; demonstração de mecanismos necessários à argumentação e elaboração de proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.   

Alexia França
Componente da Rede de Blogs desde 2011.
Ensino Médio completo e vai fazer o ENEM 2015.                                                      



Um comentário:

  1. Alexia,
    Primeiramente parabéns pelo texto e pela contribuição! Desde já peço a Deus que te dê sabedoria nesta etapa do ENEM e sempre! Sucesso! Boa Sorte a você e todos que irão fazer o ENEM 2015!

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!!!

 
Copyright © 2013 Rede de Blogs - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
Design by FBTemplates | BTT