A
Sala dos Professores é um local privilegiado para verificação de
muitas situações, ela serve também como uma espécie de termômetro
de como anda o relacionamento da Equipe com os colegas e dos
Professores com os Alunos.
Assim
é comum ouvirmos frases saudosistas do tipo: “ no meu tempo aluno
não falava assim”, “ na minha época isso não acontecia na sala
de aula”. Na verdade o que ocorre é que os tempos são outros, e
os jovens também.
A
verdade é que o nosso comportamento muda, a sociedade muda, a
cultura muda, enfim, o comportamento dos adolescentes também sofrem
mudanças.
E
foi para entender o comportamento do jovem, que os especialistas em
marketing e recursos humanos começaram a buscar respostas. Então
categorizaram as gerações no sentido de explicar o que estava
acontecendo.
Assim,
crianças, jovens e adultos nascidos a partir de 1980 foram
denominados como Geração Y. Nós, os nascidos nas décadas de 1960
a 1970 somos chamados de Geração X.
Para
que você compreenda melhor, a Geração Y se diferencia porque é
formada, fundamentalmente, de jovens nascidos imersos num ambiente
virtual, onde tudo é muito rápido, superficial e dinâmico.
Aqui
no Brasil, esses jovens são aqueles que cresceram durante os anos 90
à frente do videogame, conviveram com a internet, o computador, o
celular e um vasto conjunto de aparatos tecnológicos.
Mas,
saber disso em que nos afeta ? Em tudo !!!. Temos de lidar com esta
Geração diariamente e é fundamental que saibamos como ela
funciona, deste modo poderemos conduzir todo o trabalho pedagógico
de modo mais eficaz.
Veja
abaixo algumas posturas própria dos jovens desta Geração:
-
São Multitarefas: fazem diversas coisas ao mesmo tempo. Estudam,
ouvem mp3, escrevem no messenger e veem TV ao mesmo tempo,
-
Organizam-se em comunidades físicas e virtuais: esses adolescentes
tem comportamentos coletivos e também tem valores coletivos. Basta
ver quantas comunidades no Orkut falam de escolas, professores e
outros alunos,
-
Valorizam o nível de atualização das informações. Por isso, não
basta utilizar vídeos ou acessar a internet como recurso de apoio
pedagógico. É preciso que esteja claro que as informações são as
mais recentes.
-
Relacionam-se com a informação de forma abrangente, mas pouco
profunda. São restritivos aos temas que não lhes agradam. A falta
de aprofundamento é uma questão série – daí a dificuldade de
ler jornais por exemplo,
-
Pedem retornos constantes e querem resultados imediatos. Se acham que
não estão evoluindo em determinada matéria ou assunto, logo
abandonam. Demandam atenção, pois cresceram assim.
-
Julgam constantemente – e vão julgar seus professores, também, a
todo momento.
-
Frequentemente, fogem de suas responsabilidades. Tendem a ficar na
casa dos pais e acham que as soluções dos problemas do mundo estão
na mão de outras gerações, não nas deles.
-
São individualistas, mas não necessariamente egoístas. Costumam
ser empáticos, pois estão habituados à vida em comunidade.
Já
a Geração X, que é a geração que está ministrando aulas, faz
tudo conforme sua visão de mundo, sempre solicitando que o jovem se
enquadre em situações que não são as situações vivenciadas por
eles, daí os famosos conflitos dentro da sala de aula.
A
nossa Geração, denominada de X, não transita naturalmente neste
mundo digital, somos como estrangeiros, e por esta razão precisamos
aprender a caminhar nesse “novo mundo” em que os jovens são
cidadãos.
A
Geração X foi escolarizada dentro de um modelo pedagógico
tradicional, que prima pela passividade, e por esta razão reproduz
este mesmo modelo com as novas gerações, provocando assim os
famosos conflitos de relacionamento, que nada mais são que um
descompasso de linguagem e postura entre as duas gerações.
Desmotivação
dos Jovens:
Levando
em consideração esta enorme diferença entre as Gerações, daquela
que dá aula, e aquela que assiste às aulas, fica claro que os
conflitos existirão em maior escala dentro da Escola, porém a causa
mais grave deste choque de gerações, é a desmotivação dos jovens
que se vêem desconectados do mundo da sala de aula e totalmente
conectados com o mundo lá fora.
Como
resolver isso ? O Professor precisa conhecer como esta nova geração
pensa e age, e depois buscar novas práticas de ensino que estejam em
consonância com este público. Lembre-se: o Professor não prepara a
aula para si próprio, as aulas são preparadas para que o ALUNO
aprenda.
Devemos
ensinar não do jeito que é mais fácil para nós, e sim do
jeito que o aluno possa aprender mais e melhor. Quais adequações e
ajustes você já poderá fazer para diminuir esse choque de gerações
nas suas aulas?
Postar um comentário
Agradecemos pelo comentário!!!