Aliando tecnologia à capacidade de valorizar a cultura local por meio da comunicação

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Personalidade do Mês de Outubro de 2010 – Professora Laudeci Martins: Doutora em Educação e Mestre em Economia



Entrevista Realizada no Dia 03 de Outubro de 2010 na Biblioteca da Fundação Casa Grande

REDE DE BLOGS – Juliana Dantas - Meu nome é Juliana com Entrevista para a Rede de Blogs de Nova Olinda. Uma breve apresentação: Qual o seu nome?
Profª Laudeci Martins – Laudeci Martins.

REDE DE BLOGS – Juliana Dantas – Qual a sua idade?
Profª Laudeci Martins – quarenta e um.

REDE DE BLOGS – Juliana Dantas – Profissão?
Profª Laudeci Martins – Professora.

REDE DE BLOGS – Juliana Dantas – Cidade onde mora?
Profª Laudeci Martins – Crato.

REDE DE BLOGS – Juliana Dantas – Naturalidade?
Profª Laudeci Martins – Nova Olinda.

REDE DE BLOGS – Juliana Dantas – Agora fale um pouco sobre a sua origem.
Profª Laudeci Martins – Bom, eu nasci aqui nessa cidade. Sou filha de Seu Francisco e Dona Maria. Nasci no ano de sessenta e nove. Nasci no Bairro, tradicionalmente, chamado Cruzeiro. O que mais eu posso te falar? Nasci em um tempo onde por aqui as coisas eram muito diferentes do que são hoje. Mas o que não fazia que fosse um tempo desinteressante se comparado ao tempo de hoje. Que eu penso que cada tempo tem suas coisas legais. E, é basicamente isso!

REDE DE BLOGS – Juliana Dantas – Como foi sua trajetória profissional?
Profª Laudeci Martins – Eu comecei aqui como professora de uma Escola de Educação Infantil que não existe mais que é a Escolinha Pingo de Gente. Eu era professora dos pequenininhos do maternal. Depois eu fui trabalhar como Professora de Matemática porque eu estava fazendo uma Graduação em Economia. E, as pessoas dizem achar que quem faz Economia sabe Matemática e, eles sabem mesmo. E aí depois eu fui trabalhar na URCA. Eu fique aqui como Professora de Matemática até o início dos anos 90 e depois fui trabalhar na URCA.

REDE DE BLOGS – Juliana Dantas – Que dificuldades a Senhora encontrou ao longo dessa trajetória?
Profª Laudeci Martins – Dificuldades? Nenhuma.

REDE DE BLOGS – Juliana Dantas – E, como a Senhora se sente sendo a primeira pessoa a ter um Doutorado aqui em Nova Olinda e, principalmente, sendo mulher?
Profª Laudeci Martins – Eu não mim sinto. Eu não ocupo esse lugar. Eu penso que determinados lugares, determinadas formas que você nomeia as pessoas, elas tem um lado muito positivo, mas também tem um lado muito ruim. Qual é o lado positivo que eu acho? Eu acho que isso pode ser tido como exemplo. A garotada pode ver como algo possível. Você nascer aqui, ter uma história de vida de uma família economicamente pobre, porque culturalmente muito rica. E você ir estudar fora e passar todas essas questões que tradicionalmente à gente passa. E aí consegui chegar nesse lugar, num município com 53 anos. Então, eu sou a primeira Doutora desse lugar e ainda mais sendo mulher. Então esse lugar teria duas questões: primeiro o lugar do saber, do Doutor e outro lugar do gênero, da questão de ser mulher. E por que, que eu tô te falando que eu não mim sinto? É por que eu não quero pegar o lado ruim da coisa. É que as pessoas, elas crescem, teoricamente, no saber e, ocupam esses lugares. E, elas passam a ler as outras pessoas de maneira menor. Elas passam a observar o mundo e dizer que as questões mais importantes têm que ser pensadas pelos intelectuais, pelos Doutores. Eu acho que eles têm um papel importante, mas não somente eles. Entende? É por isso que eu estou dizendo a você que eu não mim sinto. Eu não encarno o personagem: “Eu sou a Doutora Laudeci, a primeira Doutora do Lugar.” Não encarno o personagem! Por que se não, isso vai dificultar inclusive eu conversar com vocês.

REDE DE BLOGS – Juliana Dantas – E, o que a Senhora diria para os jovens novolindenses de Escola Pública?
Profª Laudeci Martins – Ah, eu diria para eles, primeiro que esqueça que a Escola é Pública! Primeira coisa! Primeiro esquece essa história de que a Escola é Pública, que a Escola não tem condições, que o material é inferior, que os professores não teria a mesma condição, esqueça isso! Primeira coisa que tem que esquecer! Quando eu digo pra vocês que eu não tive dificuldades, é até meio estranho. Eu não tive dificuldades, porque na minha trajetória não tava posta essa questão da separação. Nossa cidade só tinha aquela escola. Então, nós todos íamos para aquela Escola que vocês estão hoje. Não tinha uma questão de dizer assim: Então, você vai ter uma divisão, agora há um grupo, uma Escola tal, você vai encaminhar um grupo para outro lugar! Estavam ali naquela mesma sala: os filhos de agricultores, os filhos de professores, os netos dos políticos, os filhos dos coordenadores da EMATERCE. Estavam todos no mesmo lugar! Então, eu acho que as pessoas precisam tirar essa coisa de cima de você de que primeiro do nome que recebe e pensar uma coisa: E, aí eu acho que isso não é simples, mas é necessário. Pensar que existe uma trajetória para você cumprir e você precisa fazer. E qual é o segredo para você fazer essa trajetória? É você fazer todos os dias com a maior competência que você conseguir, aquilo que lhe é devido. É você assistir aula com a maior competência, é você estudar os materiais com competência, é você buscar espaços alternativos para complementar seus estudos com competência, é você buscar informações com outros amigos com competência, é você pesquisar na Internet com competência. Essa é a mensagem que eu quero deixar! Aí você poderia perguntar? Mas, Professora será que quem está na Escola Particular não teria condições de ter essa competência? Não acredito nisso. Eu acredito que em diferentes lugares estão àquelas pessoas e que diferentes pessoas constroem suas histórias de vida com aquilo que lhes é possibilitado. Embora, eu acredite que determinadas populações são excluídas, tem um acesso menor, tem uma condição menor pra melhoria da própria vida, entende? Mas, eu também tô acreditando que essas pessoas criam diariamente suas estratégias de sobrevivência, suas formas de participação.

REDE DE BLOGS – Juliana Dantas – Agradeço em nome da Equipe da Rede de Blogs de Nova Olinda.
Profª Laudeci Martins – Eu que queria agradecer a Equipe! Achei interessante quando fiquei sabendo da Rede de Blogs. É a primeira vez que eu falo aqui na condição de ser Doutora, de ter concluído um Doutorado. E, eu acho muito legal essa coisa de falar para públicos que eu acredito serem públicos criativos, culturalmente criativos, que estão tentando construir novas verdades, novas histórias, novas trajetórias. E, vocês não estão querendo construir isso, não só porque vocês são novos cronologicamente não, é porque você tem ideias diferenciadas. E, eu mim aproximo muito dessas ideias diferenciadas. E, eu fico feliz de ter vindo aqui conversar com vocês!  


“Pensar que existe uma trajetória para você cumprir e você precisa fazer. E qual é o segredo para você fazer essa trajetória? É você fazer todos os dias com a maior competência que você conseguir, aquilo que lhe é devido.” Professora Laudeci Martins - Doutora em Educação e Mestre em Economia  



5 comentários:

  1. Foi muito legal dar uma de cinegrafista, rsrsrsrs......!
    Gostei muito, Parabéns a nois Equipe da Rede de Blogs....!

    ResponderExcluir
  2. Achei super legal ter entrevistado nossa querida professora Laudeci,ela é uma pessoa muito simpática elegal.Foi bom eu ter lhe conhecido ela persoalmente.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Laudeci por ceder essa entrevista a Rede de Blogs!!! Grande Abraço!!!!

    ResponderExcluir
  4. Gente que bacana!
    Homenagem linda, ainda mais no mês do.a professor.a.
    Lu e demais meninos e meninas, a sonoplastia emocionou mesmo. De fato, há a certeza de que muito pouco eu sei.
    Aprendi muito com tod@s.
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Prezada Prima LAUDECI MARTINS (Prima 2ºGrau),

    A sua trajetória é muito bonita, para nós de família humilde chegarmos ao patamar, que voce chegou, isso é muito gratificante, voce acreditou, na capacidade e com muita dificuldade venceu todos os obstaculos. Parabéns.

    JOSÉ NILTON (FILHO DE FRANCISCO MARTINS DE SOUZA)SOU BACHAREL EM DIREITO E SUBOFICIAL/SUBTENENTE (MARINHA) RIO DE JANEIRO

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!!!

 
Copyright © 2013 Rede de Blogs - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
Design by FBTemplates | BTT