Aliando tecnologia à capacidade de valorizar a cultura local por meio da comunicação

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Oxente! Hoje é o dia do Nordestino!

A região Nordeste que foi e é caracterizada não só por autores nordestinos como terra da seca, da infertilidade, da miséria; é berço de inúmeras riquezas brasileiras, que desmistificam tais características. Nesta região que apresenta inúmeras belezas, podemos apreciar a culinária, a cultura, os pontos turísticos etc.

As belezas naturais retratadas nas músicas, narrações, paródias e cordéis é rica em endemismo, tanto na fauna quanto na flora, englobando todo o bioma da caatinga, e um dos hot spot é a Chapada do Araripe, localizada no sul do Ceará na divisa com o Pernambuco e o Piauí.

Nossa cultura tem como base o catolicismo, presente em todas as formas de expressões artísticas, como as já citadas anteriormente, nos contos e lendas, nas danças, nas peças feitas de argila e barro.

Na culinária rica em condimentos naturais, destaca-se o uso da macaxeira, carne seca, frutos do mar entre outros que dão um sabor único.

No artesanato, a confecção de calçados, bolsas, tendo como matéria-prima o couro, além da palha, e algodão para produção da renda, redes, tudo feito a mão.

Diante de tanta diversidade, por que não termos um dia que nos homenageasse? Por estes motivos e pelos grandes autores, cordelistas, músicos, compositores e atores, a exemplo de Patativa do Assaré, Luiz Gonzaga, Ariano Suassuna, Rachel Queiróz, Gilberto Gil, dentre tantos outros que marcam a história brasileira. E, os inúmeros migrantes nordestinos que vão para a região sul que com suas mãos e suor ergueram grandes cidades – na sua maioria mão de obra na construção civil.

Comemorar esta data como o Dia do Nordestino também significa lembrar a nossa contribuição para esta grande diversidade que emana de todo este caldeirão cultural que é o nosso país.

Yarlla Amorim
Componente da Rede de Blogs desde 2012.
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA).



5 comentários:

  1. Muito feliz com a contribuição de vocês! Fico aqui lendo os textos e sentindo muito orgulho! Gostei demais do texto Yarlla!

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bom Yarlla! parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Texto de grande importancia para as pessoas perceberem a IMPORTANCIA da nossa cultura nordestina.

    ResponderExcluir
  4. Texto de grande importancia para as pessoas perceberem a IMPORTANCIA da nossa cultura nordestina.

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário!!!

 
Copyright © 2013 Rede de Blogs - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
Design by FBTemplates | BTT